marysolrenacense@coachstc-cl.com
+351 917 393 752

Assim sendo…Eu me declaro culpável e me Confesso Fracassada.

Assim sendo…Eu me declaro culpável e me Confesso Fracassada.

Quando “Não seguir o guião preestabelecido” é sinal de Fracasso

Todas nós desde crianças fomos treinadas a ir atrás, a perseguir o sonho de Disney, de Hollywood «…E viveram felizes para sempre» com uma versão do Amor e dos nossos relacionamentos muito romantizada, onde o «Para sempre» «A meia laranja» o «Príncipe Encantando que nos resgata e se encarrega da nossa felicidade», parecessem uma condição implícita nos nossos acordos e laços emocionais e, no caso de que esta condição não estar presente ou se perder no caminho nos coloca na lista dos fracassados.

Fizemos tudo direitinho, Casamos, formamos uma família, compramos a casa, tivemos filhos, um cão e um periquito, fomos felizes e comemos perdizes durante algum tempo e “de repente” (com aspas, porque os sinais sempre estão ai, quer queiras olhar para eles quer não; nada acontece de repente, tudo obedece a um ordem), sem dar por ela a nossa vida vira do avesso e o amor acaba e a relação se rompe.

Então começa o falatório, criticam e te criticas, julgam e te julgas terminando com uma sentença: “FRACASSOU a Relação” ou pior “FRACASSEI”

Realmente esta asseveração é justa e verdadeira? Será que o fracasso e aquilo que ate hoje pensei que era Ou será outra coisa?

Ate que ponto fracassamos?
Ate que ponto o “guião que seguimos” e um fracasso?
Quando o fracasso deixa de ser uma ilusão e passa a ser não só real como a nossa realidade?

-Será que sem falhas, sem erros, sem tentativas garantimos mesmo o nosso sucesso, o nosso êxito, a nossa auto-realização em qualquer área da nossa vida ?

-Será mesmo um fracasso renunciar a continuar a jogar o jogo de manter as aparências de uma Família feliz, evitando assim o falatório, o que vão disser ou pensar os outros?

-Será que o fracasso chega com a Amante o já este era parte de uma profecia que se auto-realiza?

-Será que abdicar de manter uma vida dupla ou deixar de fazermos a vista gorda onde a traição e o auto-engano são a ordem do dia em troca de segurança, de reconhecimento, de conforto, de dinheiro o qualquer outra coisa com tal de manter uma relação por conveniência onde as sombras são o único cenário de vida, é FRACASSO?

-Será que deixar de usar como “escusa” aos nossos filhos, ou manipular com eles para garantir a permanência do outro na relação, mendigando ou recebendo migalhas de amor de quem já não nos ama, nem que para isso tenha que fingir, é um fracasso?

-Saber quando devemos Retirar-nos, Soltar e deixar ir ao outro simplesmente porque deixamos de crescer e evoluir JUNTOS, significa que fracassamos por termos tentado que desse certo e mesmo assim não deu?

Se Fracassar é sinónimo de Crescimento, então me declaro e me Confesso Fracassada.

-Fracassar é brincar “a família feliz”.
-Fracassar é trair-te a ti, ao teu parceiro aos teus filhos.
-Fracassar é ficar por conveniência.
-Fracassar é transformar aos nossos filhos na escusa perfeita para continuar onde já não nos querem.
-Fracassar é tornar o Amor em esmolas que nós da o estatuto de mendigos.
-Fracassar é fingir que amamos e nós sentimos amados.
-Fracassar é não lutar pela nossa felicidade.
-Fracassar é não fazer uso da nossa coragem e sermos escravos dos nossos medos.

-Fracassamos quando deixamos de acreditar que o amor existe e é real, mais além do guião de Hollywood.

-Fracassamos quando desistimos de nós, de quem somos, perdendo-nos nas próprias sombras para viver como refugiados nas sombras do outro.

-Fracassamos quando permanecer na dormência é a nossa Escolha de Vida.

A vida nos passa ao lado por enquanto nós, nos arriscamos e nos colocamos em risco montes de vezes, por montes de coisas que no fundo a maior parte das vezes não valem a pena, nem o nosso esforço, porque não nos preenche-em, porque não nos fazem felizes, nem nos fazem crescer e sentir melhores quanto a nossa humanidade…

Se arriscasse-mos a NÓS…como seria? Que aconteceria? Quem serias? Como seria a tua vida?

Há que ter coragem para ser feliz, para sermos muito honestos com nós próprios, há que ser ousados para não viver no fracasso, há que ter valor e uma dose suficiente de humildade para arriscarmos por nós, para sermos quem verdadeiramente somos e viemos a Ser.

Há que lutar pelos nossos relacionamentos, haverá momentos em que haja que fazer algumas cedências em prol de um bem maior, cometeremos erros SIM e verdade mas, quando já não haja uma relação pela qual lutar, lembra-te de lutar por ti, pela tua felicidade, pelos teus sonhos, a final de contas pela TUA VIDA.

Não é o guião é o que NÓS fazemos com ele.

Não fracassamos por seguir um guião pré-estabelecido, nem por errar com algumas das nossas escolhas, fracassamos precisamente porque assumimos como nosso e adaptamos a nossa vida ao guião dos outros, porque não damos pr certo sem questionar se esse guião está alinhado comigo com aquela/aquele que quero vir a ser ou com quem estamos destinados a ser, como prefiras.
Não questionamos se satisfaz as nossas necessidades reais, se soma a nossa vida e nos conduz a uma melhor versão de nós próprios.

No fundo esquecemos que o guião da nossa vida só pode ser escrito por nós próprios e em 1 pessoa, e como não sabemos qual é o nosso guião passamos a sobreviver fazendo e tendo montes de comportamentos que justifiquem a nossa ideia de fracasso, em lugar de viver acreditando e construindo o que seria a nossa nossa felicidade.

Ate um dia muito bom, muito bom mesmo, em que acordamos a pensar mas que raios é o que Eu quero? Tem que haver um outro caminho.
Um bom dia em que Começas a questionar, a fazer-te as perguntas que te orientam a uma vida mais plena, mais equilibrada e alinhada, mais feliz, com um sentido mais profundo que activa, liberta e promove a tua Completude.

Tens a coragem suficiente para Questionar o “Guião” que tens vindo a seguir na tua vida e relacionamentos SEM CULPA, SEM JULGAMENTOS? De ser parte da Solução e não do problema que só aponta a culpáveis e exime responsáveis?

Quando esse momento chega o que outrora era fracasso visa agora ser a tua maior Conquista; Conquista essa que te leva a ser tudo aquilo que foste criado para ser.

…E tu como te declaras?

Marysol Camacho
EneaCoahs em Relacionamentos e Crescimento Pessoal.

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.