ELES SÃO O NOSSO MELHOR ESPELHO
Já pensastes seriamente que há coisa em ti, que sem a outra pessoa que tens frente a ti, tu não conseguirias ver? Já te deve ter acontecido terminares comer e de repente alguém te diz: te faz sinais de que tens vestígios, um pequeno indicador, uma marca que não limpastes com o guardanapo, o tu própria reparas na outra pessoa e passar a mão para retirar o que ele(ela) não viu? E porque não viu? Para ter reparado que essa marca estava ali na sua face, precisava de um espelho, de outra forma seria impossível saber que aquela marca estava ali.
Pois bem o Universo, Deus a Madre Terra, (como quiseres) é perfeito, nos deu milhares de espelhos para poder olharmos neles essas partes de nos que não conseguimos olhar por nos próprios, o que não queremos ver, isto é, as nossas sombras, aquilo que desconhecemos ou esquecemos, aquilo que não queremos ver de nos porque dói, magoa, ou não gostamos.
Dai que os nossos relacionamentos com aquelas pessoas que nos são próximos, mãe, pai, filhos, parceiro (a), amigos, colegas de trabalho, sejam os nossos melhores espelhos. Nos vamos ver neles uma projeção amplificada de nos próprios, embora te pareça ilógico, assim funciona, e quanto mais te resistas a ver-te refletida nesse espelho maior e mais intensa será a persistência. O mesmo acontece com as circunstâncias ou situações pelas que passamos, o que percecionas fora de ti é igual ao que esta dentro.
Compreendemos e aceitar isto, abre portas maravilhosas, podemos descobrir mais de nos próprios, crescer e transcender quando fazemos o nosso aprendizado. Isto nos liberta (entre muitos outros enormes benefícios). Sé formos conscientes e estivermos acordados, de repetir vezes sem conta os mesmos padrões de comportamentos limitantes, atrair pessoas indesejadas, a crescer no autoconhecimento e recobrar o teu poder, a final de contas a tua vida amiga, assumindo as tuas escolhas e o impacto que elas têm, isto NÂO TEM PREÇO.
Atraímos justo aqueles espelhos que precisamos para avançarmos e transformarmos em melhores pessoas, seres humanos, mulheres, mães, filhas, amigas, amantes.
Vou deixar-te alguns espelhos aqui se calhar te reconheças em alguns deles, ou possas identificar-lho em alguém que gostes o te seja importante. Ate simplesmente a modo de exemplo para poderes aplicar-lho a outros espelhos na caminhada…
1.-Sé eu sou uma mulher impulsiva, intensa, digamos mais visceral, (este é o meu caso por exemplo), então muito provavelmente vou a atrair um parceiro, ou pessoas, mais frias, mais distantes e se calhar ate rancorosos, desses que amuam 3 dias.
Espelho: Eu não tenho de outra mais que equilibrar a minha intensidade e impulsividade, tenho de regular-me. O outro pela sua vez tem de apreender a ser mais tolerante, não levar as coisas tão a peito, tão para ele (ela).
2.-As pessoas de caracter forte, vincado, geralmente gostam o se apaixonam por pessoas tremendamente emotivas e sensíveis. O 1 terá de aprender a dosificar o seu impacto nos outros, a modelar e trabalhar a sua sensibilidade em relação ao outro. O 2 terá de aprender a equilibrar a sua emotividade, decentralizar-se um pouco de si mesmo, no sentido de não levar as coisas tão a peito e a desenvolver a sua capacidade de ser mais assertivo.
3.-Pessoas que são muito dependentes emocionalmente, vão a atrair pessoas que fazem muitas concessões, que lhes custa disser não, e não estabelecem limites. O 1 tem de apreender a reconhecer onde e quais são as suas dependências, carências, satisfaze-lhas por si próprio e não sugar ao outro. É o 2 terá de apreender a estabelecer limites.
4.-Mulheres que são traídas pelos parceiros, a pergunta seria: em que parte da minha vida eu me estou a Auto enganar? Onde me estou a mentir a mim própria? Será que estou a manter uma relação que já não esta a crescer e eu estou a fingir que esta tudo bem, por medo(inconsciente) de soltar, e avançar?
5.-Estas com pessoas que são tóxicas, mal-humoradas, amarguradas, prepotentes. O mesmo: em que partes da minha vida eu sou assim, ou reajo assim, ou sou o extremo oposto? Como é o teu dialogo interior?
Proposta: escolhe 3 pessoas que te sejam próximas, observa-as, tenta identificar que características de essa pessoa tu gostas, também as que desgostas. Logo pergunta-te; em que áreas o partes da minha vida eu sou assim? Tenta ser o mais honesta possível contigo própria, não te julgues, nem culpabilizes, isso não te ajuda, pelo contrario te inabilita, tenta ser neutra, observa-te.
Espero que estes exemplos te possam orientar no teu exercício e façam sentido para ti. Partilha, podes enviar email se te fizer sentido. Eu vou adorar partilhar contigo ?
Recebe um abraço com carinho querida amiga
Ate breve
Marysol Camacho
Add Comment