marysolrenacense@coachstc-cl.com
+351 917 393 752

O ABUSADOR SÓ ABUSA QUANDO O OUTRO ASSIM O PERMITE

O ABUSADOR SÓ ABUSA QUANDO O OUTRO ASSIM O PERMITE

Bom dia pessoal, Buenos dias amigas(os)

Já a algum tempo venho falando sobre relações tóxicas, complicadas, disfuncionais, e como seria prudente afastar nos de estas pessoas. Quero deixar claro que não estou a disser que estas pessoas com comportamentos e atitudes tóxicas não sejam merecedoras de amor, o que sim estou a disser é que qualquer relação amorosa, qualquer vinculo afectivo onde os nossos valores primordiais, os nossos princípios, a nossa estabilidade e integridade física, mental e emocional se vejam o estejam a ser ameaçados é prejudicial para a nossa felicidade e bem-estar. E óbvio que todas as relações há pequenos sacrifícios que são saudáveis no sentido construtivo, para que a relação evolua e cresça.

Da mesma forma, não sou feminista, e reconheço que as mulheres não são as únicas a serem vitimas de este tipo de relações, os homens também são, nos tempos que correm quase os mesmos números de homens que de mulheres sofrem de maus tratos. De facto, para o homem é mais difícil denunciar estes factos, porque olham para o assunto como algo que pode afetar a sua masculinidade. Outro fator a ter em consideração é que não só há o mau trato físico, também há o maltrato verbal e psicológico, que muitas vezes resulta mais doloroso.

Não há que esquecer uma máxima importante, o abusador, só abusa de quem permite o abuso, repito estou a falar de casos “normais”, não de patologias extremas. Incluso em muitos relacionamentos se intercalam os roles de abusador(a) e abusado(a), em paralelo, numa dinâmica totalmente destrutiva onde a curto, mediano e longo prazo, nos perdemos a nos próprios, a nossa valia, autoestima, respeito e dignidade, geramos um sentimento de culpa e frustração enormes, do qual é preciso nos libertar. Algumas vezes surge a pergunta: como chegamos a isto? em que momento se perdeu o amor, o respeito a admiração?

Este é o momento de cambiar, de agir, de ir ao nosso resgate, de recuperar a nossa autoestima, o nosso valor, segurança e respeito próprios.

Sei que não é fácil, mas também sei que é possível reivindicamo-nos, sarar as feridas. Sé bem é certo que as nossas experiências fazem parte de nos, também é certo que somos muito mais que as nossas experiencias, e sempre podemos mudar, o tempo de mudar é agora.

Que te impede atualmente de ter e experienciar essa relação amorosa que desejas?

Estou aqui para ti, não estas só, e o melhor, TUDO É POSSÍVEL, basta escolher-te a ti, esse é o primeiro passo, parra relações saudáveis, plenas e felizes.

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.