marysolrenacense@coachstc-cl.com
+351 917 393 752

Qual é o preço da tua Aceitação ?

Qual é o preço da tua Aceitação ?

O dicionário define Aceitação como: Acão, validar sem oposição. E utilizada em Psicologia e autoajuda: neste sentido se trata de uma pessoa apreender a viver com os seus erros aceitando o seu passado, e desta forma no presente encarar o futuro desde uma nova perspetiva, aproveitando as oportunidades que a vida lhe possa proporcionar, privilegiando o bem por encima de qualquer questão que possa provocar dor.
O termo Aceitação também é assimilado a Resignação: ação de aceitar voluntária e pacificamente uma condição imposta por parte de alguém o algo, mesmo que não se concorde.
Não é de estranhar que as pessoas tenhamos tanta resistência a aceitar, além disso “voluntária e pacificamente “. Acho que nesta palavra se evidencia um paradoxo perfeito, alem de ser aparentemente óbvia a “incongruência” …Por um lado é a protagonista em todos os métodos e ferramentas de autoajuda porque aplicada te conduz a LIBERDADE, e Expansão, por outro lado no dia a dia a majoria das vezes aceitar significa prisão, submeter-se aos outros, ao destino, como se não tivéssemos a mais mínima escolha= CONFINAMENTO.
Estamos tão acostumados a olhar para fora de nos, procuramos fora as respostas, e quanto mais procuramos fora, mais interrogantes temos, e é precisamente aqui onde radica o nosso problema, as perguntas e as respostas estão dentro de ti. E certo que vivemos em sociedade e há certas regras que devem respeitar-se para podermos conviver todos. Mas quando olhas para dentro de ti e aplicas ACEITAÇÃO E RESIGNAÇÃO tudo cobra um resultado diferente, a tua percepção do mundo fora muda, e é disto do que se trata. Não se trata de submeter-se aos outros, se trata de render-te perante ti próprio, de resignar-te a aquilo que realmente és, não só na tua parte humana, mas também a tua parte divina, o  que é o mesmo, aos teus dons e também aos teus defeitos como um todo, resignar-te a ver as falsas crenças em relação a ti próprio, resignar-te a aceitar essa outra parte de ti que é boa, por enquanto não te Aceitas e não te Resignas ao que é evidente em ti não podes atingir a liberdade e paz que tanto anseias, e vives na dor, na luta, na ansiedade constante de ser tu próprio alguém que não se aceita a si mesmo, dai afetar-nos tanto o que o mundo pense de nos e com a mesma régua estamos a medir ao mundo…A outra cara da Resignação é a Coragem.
Passo a citar a Oração da Serenidade:
Quando dizemos: “Deus dá-me serenidade para aceitar o que não posso mudar…” Aceitamos que a Dor também faz parte da Vida, e de alguma forma independentemente do teu credo a religião estas a reconhecer a tua vulnerabilidade com humildade, e te ajuda a sentir que não estas só, embora não sejas consciente disso.
A segunda parte da oração diz: Dá-me coragem para mudar aquilo que posso mudar…” quando aceitas o TODO que és cobras força, determinação e vontade para te ergueres e ir em frente.
“Sabedoria para compreender a diferença entre as duas …” = Muda a Percepção de ti e do mundo

Marysol Camacho

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.